terça-feira, 25 de agosto de 2015

Projeto Àgua

O Projeto Água foi elaborado pela necessidade de uma reeducação da sociedade de “conscientização” no plano de economia do consumo de energia elétrica. A subsistência humana depende de mudança de comportamento, e um dos caminhos encontrados para transmissão dessas informações foram através do Seminário realizado em Fundão pela EDP/ANEEL com o tema: Água fonte de vida/ Energia: recurso de vida.
Na perspectiva de levar informações ao professor fazendo uma ponte educador/educando ultrapassando os muros da escola alcançando familiares e comunidade de forma Transdisciplinar. Acreditamos que é através da educação que as transformações acontecem. Quando economizamos energia elétrica, gastamos menos água.
Sabemos que as mudanças de hábito são um processo permanente para o presente e para as próximas gerações. Estamos em um período que não temos água para gerar elétrecidade. Estamos retirando mais do que a natureza pode oferecer. Historicamente não existia luz elétrica se não fosse à do sol ou através de fogueiras, tochas e lamparinas. Através das Manifestações de energia de recursos manual e tecnológicos surgiu a ideia de pesquisar as mais diversificadas formas dessas manifestações

Na escola EMCEF de Praia Grande, pensou-se em resgatar questões históricas para pesquisar e analisar as mais diversificadas formas de manifestações de energia do passado e do presente através dos recursos manuais.

Com a “História das Evoluções” foi possível compreender os acontecimentos do passado para compreender os legados deixados no presente. Por esse fator o Projeto água traçou caminhos de pesquisa científica, sociológica, filosófica para compreender o processo de desenvolvimento a começar pela Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII que possuía ferro e carvão. Começaram o processo de desenvolvimento e industrialização modificando a forma de vida da sociedade.


Com o passar do tempo a necessidade de crescimento e inovações tecnológicas trouxeram a necessidade de ampliação de novas fábricas, e a geração de energia através da criação de  usinas Hidrelétricas. O que trouxeram impactos no meio ambiente e consequentemente no modo de vida da sociedade.

As Professoras Giselle Motta prof. de Projeto e Pesquisa e Raiani Graciotti prof. Mediadora de Informática. realizaram este projeto com todas as turmas.





0 comentários:

Postar um comentário